quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ponto de situação




Já deitamos mãos à obra e iniciamos o nosso projeto! As equipas já estão formadas e foram delineadas estratégias de trabalho... Nesta primeira fase os alunos estão a contactar com o  TeamUp e a explorar as potencialidades do Google Earth. Já foram estabelecidos os devidos contactos com os colaboradores externos e agendadas as saídas de campo: dias 25 de Outubro (margens do Rio Mira em Sta Clara a Velha), 7 e 8 de novembro (zona da costa na praia do Carvalhal e zona de montado e seara em Vale Bejinha, respetivamente) .

Para a semana de 16 a 23 de outubro os alunos têm o seguinte conjunto de tarefas:

I) Em equipa, os alunos discutem o processo de conceção, idealizam o que irão conceber e aperfeiçoam o projeto inicial. 



II) Os alunos fazem uma “gravação 0“ (experimental) de uma reflexão sobre as expetativas que têm face a este projeto, no TeamUp. 

III) Cada equipa cria um blogue do projeto utilizando uma plataforma adequada e envia o URL do blogue ao professor. 

IV) No blog na página “Acerca de”: Os alunos descrevem a sua equipa de projeto, incluindo os papéis individuais que desempenham no projeto. Poderão incluir uma fotografia sua, uma captura de monitor do TeamUp e informação dos respetivos contactos. A página poderá ser designada, por exemplo, “Equipa de conceção”. 

V) Entrada de blogue – Projeto Inicial: Os alunos adicionam ao blogue a sua primeira especificação (ideia) para o Projeto. Classificam a entrada com a etiqueta “Projeto Inicial”. 

VI) Cada equipa faz uma gravação onde reflete sobre os seguintes aspetos: 
a. O que fizeram? 
b. O que planeiam fazer? 
c. Com que desafios se confrontaram? 
d. Ultrapassaram os desafios? Como? 
e. Que desafios anteveem? 

VII)Entrada de blogue - Processo de Conceção: Os alunos utilizem a gravação anterior da reflexão para escreverem o que fizeram, quais os desafios com que se confrontaram e quais os que conseguem antever (utilize a etiqueta “Processo de Conceção” para descrever a entrada do blogue). 

VIII) No total, após esta fase, cada equipa deverá ter um blogue com 1 página e 2 entradas. 


Bom fim de semana!

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