segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Semana de 13 a 20 de novembro

Nesta última semana, todas as equipas atualizaram as suas gravações no TeamUp, assim como os respetivos blogs, ficando todas as equipas em pé de igualdade. 
Neste momento, as equipas encontram-se em plena fase de "construção" e documentação dos respetivos percursos georreferenciados. Uma das equipas já testou a publicação de percursos no blog, com sucesso. 
Por outro lado, as equipas têm feito a tradução das suas publicações para inglês de forma autónoma, pois, nas horas de Inglês destinadas para o efeito, têm coincidindo outras atividades, não se cumprindo o inicialmente previsto. 
Em termos de tarefas constantes na check-list, cada equipa tem até amanhã para: 
- Concluírem a organização da informação recolhida, na saída de campo relativa ao percurso que vão documentar e georreferenciar, validando-a tendo por base fontes bibliográficas ou “cibergráficas”; As equipas devem descobrir mais informação sobre o tema (em livros, na internet, etc) e colocam-na num espaço partilhado. (Dropbox) 
- Cada equipa inicia a conceção do seu protótipo: Utilização do Google Earth e ferramentas complementares para conceção preliminar dos percursos georreferenciados. 
- Os alunos fazem uma “gravação 5“ (60 segundos) de uma reflexão sobre o modo como decorreram os trabalhos durante a semana, no TeamUp: (a. O que fizeram? b. O que planeiam fazer? c. Com que desafios se confrontaram? d. Ultrapassaram os desafios? Como? e. Que desafios anteveem?) 
 - Entrada de blogue – Projeto Inicial: Os alunos verificam se há necessidade de alterações à ideia inicial ou não, se sim quais e atribuem-lhe a etiqueta “Projeto Inicial”. (só fazer se houver necessidade de alteração ao projeto inicial) 
- Entrada de blogue - Processo de Conceção: Os alunos utilizam a gravação da reflexão no TeamUp para descreverem o que fizeram, quais os desafios com que se confrontaram e quais os que conseguem prever. (utilizam a etiqueta “Processo de Conceção” para descrever a entrada do blogue) 
- Entrada de blogue – Resultados da Conceção: Os alunos a adicionam fotos e/ou imagens da fase em que se encontra o protótipo. Poderão incluir fotos/filmagens da equipa em pleno processo de conceção e fazer os registos de ideias para a conceção. Atribuem a etiqueta “Resultados da Conceção” a esta entrada. 
- No total, após esta fase, cada equipa deverá ter um blogue com 1 página e 13 entradas. (no mínimo). 
Na semana de 20 a 27 de novembro, a turma vai ter apenas uma aula de Ciências Naturais de 45 minutos, já que na próxima 5ªfeira (22 de novembro) vão participar numa visita de estudo integrada no plano anual de atividades. Assim, as equipas terão de trabalhar mais autonomamente, sendo que está agendada a apresentação dos "protótipos" para o dia 29 de novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário