sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ciclo 3 de Pilotagens iTEC - Balanço final


No decurso deste primeiro período os alunos do 8ºA da Escola Básica nº1 de Saboia,participaram no Ciclo 3 de Pilotagens do projeto iTEC. Findo  a nossa participação resta-nos fazer um balanço final.
A História de Aprendizagem deste ciclo de pilotagens implicou a georreferenciação de três percursos pedestres na região, efetuando saídas de campo para a “observação documentada” contando com a participação de colaboradores externos - Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, na pessoa do Dr. José Paulo Fonseca, e da Engenheira Helena Ribeiro do Grupo MiraClara, aos quais renovamos os nossos agradecimentos. 
Ao longo desta História de Aprendizagem, os alunos, organizados em 3 equipas, tiveram de criar o respetivo blog (ver link's aqui ao lado), que atualizaram semanalmente descrevendo os processos e os resultados inerentes ao projeto, tiveram que efetuar reflexões semanais que gravaram numa tecnologia denominada TeamUp, no total de 9, para além de criar o percurso propriamente dito, que já publicaram nos respetivos blogs. Desde a definição do projeto inicial, às etapas de investigação / observação, de conceção participativa e conceção do produto final (principais etapas do processo), cada equipa necessitou de coordenar o trabalho em sala de aula com o trabalho autónomo, seguindo planos de trabalho semanais apresentados sob a forma de Checklist, o que contribuiu para o cumprimento dos prazos inicialmente estabelecidos. 
Este projeto permitiu não só a exploração de novas tecnologias como o Blogger, o TeamUp, o Kml Builder, o Google Earth, Google Maps, a Dropbox, o Diigo… num contexto de aprendizagem, como também a implementação de formas inovadoras de aprender e (auto)avaliar as aprendizagens, investigar / observar in loco os conteúdos, contextualizar as aprendizagens na realidade local, desenvolver competências no âmbito da expressão oral e escrita, tanto em português como em inglês, incrementar a autonomia, o espírito crítico, a criatividade e a capacidade de análise, para além do trabalho colaborativo. Neste ciclo de pilotagens a nossa escola foi “estudo de caso”, pelo
que no passado dia seis de dezembro tivemos a visita de elementos da coordenação nacional e europeia do projeto iTEC para recolher informações relacionadas com a implementação desta “História de Aprendizagem” através de entrevistas aos intervenientes e da observação de uma aula. Os alunos consideraram o projeto um desafio que enfrentaram com entusiasmo. No geral, a prestação da turma foi bastante satisfatória, embora se devam destacar, no cômputo geral, os alunos Carina Silva, número quatro, Dan Turcanu, número cinco, Flora Hentz, número oito, Joana Paulino, número onze, Maria Beatriz Miguel, número doze, e Mónica Martins, número catorze, pelo seu empenho e, em particular, a aluna Mónica pela autonomia, espírito de iniciativa e criatividade que evidenciou ao longo de todo o projeto.
Para nós, professora de Ciências Naturais e alunos do 8ºA, foi um desafio que agarramos com entusiasmo e do qual fazemos um balanço bastante positivo! Tão positivo que todos demonstraram interesse em participar no Ciclo 4 de pilotagens do Projeto iTEC... 

Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário