sábado, 5 de julho de 2014

(PT) Reflexão final / (ENG) Final reflection

PT

Antes de mais, é importante referir que esta foi a primeira participação desta turma no iTEC, apesar de eu ser sua professora há três anos. Apesar de nunca terem participado, sempre os desafiei a utilizar novas tecnologias sobretudo em termos de pesquisa, seleção e organização de informação, assim como para apresentar e divulgar os resultados dos seus trabalhos. No entanto, nem todos correspondiam a este desafio, a maioria revelava algumas dificuldades nesta área. Era uma turma que não tinha grande predisposição no domínio das TIC e para desenvolver trabalhos de grupo. Tratavam-se de alunos que preferiam aulas onde assumissem um papel mais passivo. Logo este projeto foi um desafio ainda maior para eles e para mim, mas que correu muito bem revelando mesmo surpresas em termos do desempenho de alguns alunos médios. A maioria revelou índices de empenho e de produtividade acima do normal. Os próprios ficaram surpreendidos com o resultado, já que inicialmente assumiram algum receio de não serem capazes de ultrapassar as dificuldades / desafios. No final todos acharam que aprender assim foi mais interessante e motivador e que este projeto lhes permitiu desenvolver competências importantes para o futuro, sendo estes os principais benefícios. Devo ainda destacar que muitos alunos melhoraram significativamente as suas aprendizagens. Para mim foi gratificante proporcionar a estes alunos em particular um contexto de aprendizagem em que todos se sentiram implicados de forma tão positiva. O desempenho da turma foi, no geral, “muito bom” tendo os alunos assumido com empenho, responsabilidade, espírito crítico, criatividade e autonomia o desenvolvimento das tarefas previstas no decurso do projeto.

Na prática, as dificuldades acabaram por ser mais do foro técnico do que imputáveis aos alunos, apesar das suas características especiais. Não foi fácil instalar as aplicações necessárias devido às limitações no acesso à Internet que se estão a verificar atualmente nas escolas portuguesas. Por outro lado, o facto de ser necessário o Windows 8 para explorar  o Corinth Classroom no Office, também constitui um obstáculo, visto que na escola são poucos os dispositivos que o tem instalado por falta de verba para fazer as devidas atualizações.

Foram várias as ferramentas e recursos tecnológicos que os alunos contactaram pela primeira vez. Para além dos recursos a que podíamos aceder na plataforma “Corrinth Classroom B”, TeamUp, Blogger, Google Drive / Google Doc’s, Picasa e Widgets foram exploradas pela primeira vez por estes alunos. Alguns ainda não tinham conta de e’mail ou se a tinham não a usavam. Cada equipa também teve oportunidade de usar pela primeira vez um tablet e fê-lo com entusiasmo aprendendo a dominar este recurso com bastante facilidade e de forma adequada.

Enquanto professora procuro sempre a melhor forma de chegar aos meus alunos e de os implicar no processo de ensino / aprendizagem, sempre que possível e adequado continuarei a optar por este tipo de estratégias que mais uma vez comprovei que podem dar bons resultados. 


ENG

First of all, it should be noted that this was the first participation of this class in the iTEC, despite me being your teacher three years ago. Although never having participated, I always challenged them to use new technologies especially in terms of research, selection and organization of information, as well as to present and disseminate the results of their work. However, not all correspond to this challenge, the majority showed some difficulties in this area. It was a class that didn't have a great predisposition in ICT and to develop group work. They were students who preferred classes where a more passive role to take. This project was an even bigger challenge for them and for me, but it went pretty well revealing even surprises in terms of the performance of some medium students. Most showed commitment and productivity indices above normal. Themselves were surprised with the result, since initially took some fear of not being able to overcome the difficulties/challenges. At the end everyone thought to learn so was more interesting and motivating and that this project allowed them to develop important skills for the future, these being the main benefits. I must also point out that many students have significantly improved their learning. For me it was rewarding to provide this particular students a learning environment in which everyone felt involved so positively. The performance of the class was generally "very good" having students assumed with commitment, responsibility, critical spirit, creativity and autonomy the development of tasks in the course of the project.
In practice, the difficulties were more technical than attributable to the students, despite their special characteristics. It wasn't easy to install the necessary applications due to limitations on Internet access that are currently in Portuguese schools. On the other hand, the fact that it required Windows 8 to explore the Corinth Classroom in Office, also constitutes an obstacle, since at school are few devices that have it installed because of lack of funds to make the necessary updates.
There were several technological tools and resources students contacted for the first time. In addition to the resources that we could access on the platform "Corrinth Classroom B", TeamUp, Blogger, Google Drive / Google Doc's, Picasa and Widgets have been exploited by these students. Some not had a e-mail account or if they had they not used it. Each team also had the opportunity to use a tablet for the first time and did so enthusiastically learning to handle this resource quite easily and in appropriate manner.
As a teacher I’m always seeking the best way to get to my students and to involve them in the teaching / learning process, whenever it’s possible and appropriate I will continue to opt for this type strategies that I confirmed once again that can give good results.

Sem comentários:

Enviar um comentário