Antes de mais, é importante referir que esta foi a primeira participação
desta turma no iTEC, apesar de eu ser sua professora há três anos. Apesar de
nunca terem participado, sempre os desafiei a utilizar novas tecnologias
sobretudo em termos de pesquisa, seleção e organização de informação, assim
como para apresentar e divulgar os resultados dos seus trabalhos. No entanto,
nem todos correspondiam a este desafio, a maioria revelava algumas dificuldades
nesta área. Era uma turma que não tinha grande predisposição no domínio das TIC
e para desenvolver trabalhos de grupo. Tratavam-se de alunos que preferiam
aulas onde assumissem um papel mais passivo. Logo este projeto foi um desafio
ainda maior para eles e para mim, mas que correu muito bem revelando mesmo
surpresas em termos do desempenho de alguns alunos médios. A maioria revelou
índices de empenho e de produtividade acima do normal. Os próprios ficaram
surpreendidos com o resultado, já que inicialmente assumiram algum receio de
não serem capazes de ultrapassar as dificuldades / desafios. No final todos
acharam que aprender assim foi mais interessante e motivador e que este projeto
lhes permitiu desenvolver competências importantes para o futuro, sendo estes
os principais benefícios. Devo ainda destacar que muitos alunos melhoraram
significativamente as suas aprendizagens. Para mim foi gratificante
proporcionar a estes alunos em particular um contexto de aprendizagem em que
todos se sentiram implicados de forma tão positiva. O desempenho da turma foi,
no geral, “muito bom” tendo os alunos assumido com empenho, responsabilidade,
espírito crítico, criatividade e autonomia o desenvolvimento das tarefas
previstas no decurso do projeto.
Na prática, as dificuldades acabaram por ser mais do foro técnico do que
imputáveis aos alunos, apesar das suas características especiais. Não foi fácil
instalar as aplicações necessárias devido às limitações no acesso à Internet
que se estão a verificar atualmente nas escolas portuguesas. Por outro lado, o
facto de ser necessário o Windows 8 para explorar o Corinth Classroom no
Office, também constitui um obstáculo, visto que na escola são poucos os
dispositivos que o tem instalado por falta de verba para fazer as devidas
atualizações.
Foram várias as ferramentas e recursos tecnológicos que os alunos
contactaram pela primeira vez. Para além dos recursos a que podíamos aceder na
plataforma “Corrinth Classroom B”, TeamUp, Blogger, Google Drive / Google
Doc’s, Picasa e Widgets foram exploradas pela primeira vez por estes alunos.
Alguns ainda não tinham conta de e’mail ou se a tinham não a usavam. Cada
equipa também teve oportunidade de usar pela primeira vez um tablet e fê-lo com
entusiasmo aprendendo a dominar este recurso com bastante facilidade e de forma
adequada.
Enquanto professora procuro
sempre a melhor forma de chegar aos meus alunos e de os implicar no processo de
ensino / aprendizagem, sempre que possível e adequado continuarei a optar por
este tipo de estratégias que mais uma vez comprovei que podem dar bons resultados.
ENG
First of all, it should be noted that this was the
first participation of this class in the iTEC, despite me being your teacher
three years ago. Although never having participated, I always challenged them
to use new technologies especially in terms of research, selection and
organization of information, as well as to present and disseminate the results
of their work. However, not all correspond to this challenge, the majority
showed some difficulties in this area. It was a class that didn't have a great
predisposition in ICT and to develop group work. They were students who
preferred classes where a more passive role to take. This project was an even
bigger challenge for them and for me, but it went pretty well revealing even
surprises in terms of the performance of some medium students. Most showed
commitment and productivity indices above normal. Themselves were surprised
with the result, since initially took some fear of not being able to overcome
the difficulties/challenges. At the end everyone thought to learn so was more
interesting and motivating and that this project allowed them to develop
important skills for the future, these being the main benefits. I must also
point out that many students have significantly improved their learning. For me
it was rewarding to provide this particular students a learning environment in
which everyone felt involved so positively. The performance of the class was
generally "very good" having students assumed with commitment,
responsibility, critical spirit, creativity and autonomy the development of
tasks in the course of the project.
In practice, the difficulties were more technical
than attributable to the students, despite their special characteristics. It
wasn't easy to install the necessary applications due to limitations on
Internet access that are currently in Portuguese schools. On the other hand,
the fact that it required Windows 8 to explore the Corinth Classroom in Office,
also constitutes an obstacle, since at school are few devices that have it
installed because of lack of funds to make the necessary updates.
There were several technological tools and
resources students contacted for the first time. In addition to the resources
that we could access on the platform "Corrinth Classroom B", TeamUp,
Blogger, Google Drive / Google Doc's, Picasa and Widgets have been exploited by
these students. Some not had a e-mail account or if they had they not used it. Each team
also had the opportunity to use a tablet for the first time and did so
enthusiastically learning to handle this resource quite easily and in
appropriate manner.
As a teacher I’m always seeking the best way to get
to my students and to involve them in the teaching / learning process, whenever
it’s possible and appropriate I will continue to opt for this type strategies
that I confirmed once again that can give good results.
Sem comentários:
Enviar um comentário