segunda-feira, 24 de junho de 2013

Balanço Final


Aspetos inovadores:
Os aspetos inovadores deste ciclo prenderam-se, essencialmente com o tipo de ferramentas e tecnologias implicadas, tanto a nível da construção de mapas mentais (iMindMap; Bubll-us; Freemind…), produção de guiões (StoryBoard Pro; Celtx…), como para produção criação de vídeos (Goanimate; Pivot StickFigure Animator; Cam Studio; Srcreen Video Capture; Fraps...), no aumento da autonomia, espírito crítico e criativo exigidos aos alunos. Por outro lado, o facto de neste ciclo ter recorrido, enquanto professora, ao TeamUp para dar feedbacks a cada uma das equipas, ao longo do desenvolvimento da História de Aprendizagem. Este tipo de comunicação nos ciclos anteriores, foi garantido via correio eletrónico.

Factores de sucesso:
 O facto da turma já ter estado envolvida no ciclo de pilotagens anterior; os feedback's fornecidos através das reflexões no TeamUp pela professora; a definição de um líder por cada equipa; a utilização de checklist (distribuídas a cada equipa) com a definição de prazos / tarefas; formalização de balanços relativos ao cumprimento das tarefas constantes em cada checklist; auto e heteroavaliação periódicas e previamente definida; empenho da maioria dos alunos; colaboração entre equipas; criação de um mural por equipa, na sala de aula da turma, onde os alunos deixavam dúvidas, ideias (algumas sobre a forma de mapas mentais), pontos de situação e divulgavam materiais produzidos; foi criado outro mural onde a docente divulgou o cronograma, as checklist e outros materiais; recetividade às críticas e/ou sugestões por parte dos alunos; criatividade de alguns alunos.

Bons resultados:
Todas as etapas previstas foram cumpridas; todas as equipas produziram, apresentaram/mostraram e divulgaram o seu vídeo; incremento da autonomia por parte da maioria dos alunos; investimento na criatividade; feedback positivo por parte de outros alunos, professores e pais face aos produtos finais; mais facilidade em refletir sobre o seu próprio desempenho identificando "o que correu bem" ou "o que correu mal", definindo estratégias de melhoria.

Sugestões:
Utilizar checklist discriminando as tarefas de forma clara e objetiva definindo prazos; acompanhar de perto cada uma das fases, mas principalmente as iniciais ("sonhar" e "explorar") onde os alunos têm mais tendência a dispersar e deter-se em aspetos menos produtivos; na fase "explorar" é aconselhável que os alunos pesquisem possíveis ferramentas e testem-nas o mais exaustivamente para identificar as suas potencialidade e prever as dificuldades inerentes à sua utilização; fornecer mais tempo na fase "mapear" sobretudo para a elaboração do guião que deve ser o mais descritivo possível, obrigando os alunos a refletir sobre todos os aspetos subjacentes à sua concretização; equipas de no máximo 5 elementos.


Apesar deste ciclo ter sido muito exigente e trabalhoso, o balanço é muito positivo e enriquecedor para mim, enquanto professora, e para os alunos. 
Do questionário aplicado no final do ciclo para recolher as opiniões dos alunos, regista-se que: mais de 81% dos alunos gostava de participar no ciclo 5 de pilotagens iTEC; a forma dinâmica e criativa de aprender, a possibilidade de explorar novas tecnologias / ferramentas num contexto de aprendizagem, o trabalho colaborativo, a possibilidade de divulgar os trabalhos produzidos e o desenvolvimento de competências a nível da língua portuguesa foram os aspetos positivos apontados pelos alunos; o excesso de tempo despendido para a realização das tarefas que acabou por condicionar o tempo de estudo para outras disciplinas, para além do stress, foram os aspetos negativos apontados. 


Até ao próximo desafio!

Estaremos sempre disponíveis para aprender!


"A arte alimenta-se de ingenuidades, de imaginações infantis que ultrapassam os limites do conhecimento; é aí que se encontra o seu reino. Toda a ciência do mundo não seria capaz de penetrá-lo."

Lionello Venturi

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