O desenvolvimento da História de Aprendizagem (HA) do 4º ciclo de
pilotagens, exigia autonomia, espírito crítico e criatividade aos alunos, muito
trabalho fora da sala de aula, ou seja, responsabilidade e disponibilidade.
Normalmente, no âmbito das minhas planificações, contemplo sempre uma atividade
por período desta índole, mas, provavelmente, nunca tão exigente, tendo em
conta os prazos e o rigor que exigi no cumprimento de cada uma das etapas. Em
termos de desafios / obstáculos desta HA, estes relacionaram-se sobretudo na
gestão da disponibilidade dos alunos, já que tinham muitos trabalhos e
atividades propostos por outros professores e extracurriculares que acabaram
por condicionar o seu desempenho. Nem sempre me senti à vontade para lhes
exigir o cumprimento das checklist. Por outro lado, dada a variedade de
ferramentas e/ou tecnologias a poderem ser utilizadas nesta HA, não consegui
explorá-las todas, de forma suficientemente profunda para poder estar à altura
de todas as dúvidas e questões dos próprios alunos. Os benefícios prendem-se
precisamente na oportunidade que os alunos tiveram de aprender a gerir os seus
compromissos escolares, de explorar uma tão vasta gama de ferramentas e
tecnologias, para além do espicaçar da criatividade, que também esteve subjacente
nesta HA. Penso que nem todos os alunos estão à altura das exigências deste
tipo de ensino. Por outro lado, a forma como está organizado o currículo acaba
por permitir a sobreposição de tarefas que dificulta o desempenho dos alunos.
Esta forma de ensinar agrada-me, mas não de forma contínua. No meu entender,
trata-se de mais um conjunto de estratégias e metodologias, de entre muitas
outras, que devem ser usadas de forma a diversificar e adequar, aos diferentes
alunos e contextos de aprendizagem, o processo ensino-aprendizagem.
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