segunda-feira, 24 de junho de 2013

Comentário final

O desenvolvimento da História de Aprendizagem (HA) do 4º ciclo de pilotagens, exigia autonomia, espírito crítico e criatividade aos alunos, muito trabalho fora da sala de aula, ou seja, responsabilidade e disponibilidade. Normalmente, no âmbito das minhas planificações, contemplo sempre uma atividade por período desta índole, mas, provavelmente, nunca tão exigente, tendo em conta os prazos e o rigor que exigi no cumprimento de cada uma das etapas. Em termos de desafios / obstáculos desta HA, estes relacionaram-se sobretudo na gestão da disponibilidade dos alunos, já que tinham muitos trabalhos e atividades propostos por outros professores e extracurriculares que acabaram por condicionar o seu desempenho. Nem sempre me senti à vontade para lhes exigir o cumprimento das checklist. Por outro lado, dada a variedade de ferramentas e/ou tecnologias a poderem ser utilizadas nesta HA, não consegui explorá-las todas, de forma suficientemente profunda para poder estar à altura de todas as dúvidas e questões dos próprios alunos. Os benefícios prendem-se precisamente na oportunidade que os alunos tiveram de aprender a gerir os seus compromissos escolares, de explorar uma tão vasta gama de ferramentas e tecnologias, para além do espicaçar da criatividade, que também esteve subjacente nesta HA. Penso que nem todos os alunos estão à altura das exigências deste tipo de ensino. Por outro lado, a forma como está organizado o currículo acaba por permitir a sobreposição de tarefas que dificulta o desempenho dos alunos. Esta forma de ensinar agrada-me, mas não de forma contínua. No meu entender, trata-se de mais um conjunto de estratégias e metodologias, de entre muitas outras, que devem ser usadas de forma a diversificar e adequar, aos diferentes alunos e contextos de aprendizagem, o processo ensino-aprendizagem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário