domingo, 12 de maio de 2013

Fase "Mapear" - Ponto de situação

Depois de alguns dias sem dar conta do desenvolvimento dos trabalhos, aqui estou eu para vos fazer um ponto de situação relativamente à fase do ciclo 4 de pilotagens que se prende com a atividade de aprendizagem "mapear.
Esta fase deveria ter sido concluída até ao dia  2 de maio, o que só veio a suceder com uma semana de atraso, dia 9 de maio...
Esta foi, provavelmente, até agora a fase mais conturbada .. primeiro, devido ao facto de, por motivos de saúde, não ter podido estar presente numa das aulas previstas (18 de abril) que coincidiu com a proximidade do feriado de 25 de abril, o que implicou duas semanas com apenas 45 + 45 minutos de aula, quando se previam mais 90 minutos para o efeito. Entretanto, para além de atividades desportivas integradas no plano anual de atividades envolvendo alunos da turma, foi uma fase de  fichas de avaliação formativa, nas várias disciplinas, e claro também em Ciências Naturais, que implicou duas aulas de 45 minutos, uma para esclarecimentos de dúvidas para a ficha  e outra para a sua realização. 
Com todos estes acontecimentos, as equipas tiveram alguma dificuldade em gerir todas as tarefas escolares e em trabalhar autonomamente. Por outro lado, foram evidentes dificuldades em refletir sobre a atividade de aprendizagem "explorar" numa perspetiva de darem conta da sua importância para a aprendizagem, por duas das três equipas, e em selecionar / organizar, criteriosamente os produtos e ideias recolhidas, isto já na fase "mapear". 
No decurso da fase "mapear", pudemos contar com a colaboração do estagiários Daniel Soares que, para além de ter feito uma pequena apresentação relativa ao conceito de "guião", também em colaborado, em contexto de sala de aula, com os alunos, na seleção de possíveis programas para a elaboração do filme. Quanto aos mapas mentais, duas das equipas não só organizaram as informações recolhidas na fase "explorar", como também as suas ideias para o filme, neste formato. A terceira equipa, apenas concretizou esta segunda situação. Para a criação de mapas mentais, os alunos exploraram o Bubbl'us, Popplet e freemind... No que diz respeito à construção do guião, as equipas foram menos arrojadas na escolha da forma de os apresentar. Apesar de todas terem contactado / testado o Storyboard e outros programas para a criação de guiões, apenas uma equipa se aventurou no Celtx, embora unicamente para a descrição das cenas, tendo os "desenhos" ilustrativos das mesmas ficado à parte, em papel, que depois digitalizaram para publicar no respetivo blogue... Confesso, que eu própria senti dificuldades em explorar devidamente ferramentas inerentes à construção de guiões, por falta de tempo, pelo que, provavelmente, também não estive à altura das necessidades dos meus alunos neste campo. Divulguei, mostrei exemplos, mas não tive tempo de eu própria utilizar, fazer alguma coisa e depois mostrar.


(vejam post seguinte com balanço por equipa)






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