domingo, 12 de maio de 2013

Ponto de situação por equipa



Equipa 1 - É a equipa que, nesta fase em que se exigia mais autonomia e criatividade, mais dificuldades evidenciou sobretudo por falta de empenho. Apesar de haver um líder, escolhido pela equipa, e distribuição de tarefas, a liderança não existe e parece que todos estão à espera que o outro faça as tarefas... estas situações estão patentes, tanto no não cumprimento das tarefas em conformidade com o previsto e nos devidos prazos,  na dinâmica do respetivo mural e no "iTEC student collaborate", como na qualidade das entradas no blogue e do guião produzido. Em função desta situação, tive de intervir mais de perto e tomar a rédea do grupo de forma direta e dura para espevitar esta gente. Porque na verdade, tenho tentado dar às equipas o máximo de autonomia possível, tendo estas a liberdade de escolher, mesmo em contexto de aula, o espaço ou local na escola onde querem trabalhar indo eu ter com eles para lhes dar apoio, quando necessário (isto previamente acordado com eles e com a direção da escola) para tentar observar as suas reações face a esta nova situação de aprendizagem - a maior parte das vezes ficam na sala de aula ou simplesmente saem para fazer gravações e voltam, ou deslocam-se até à sala de TIC para utilizar os recursos lá existentes - mas com esta equipa, mediante o seu desempenho, tenho de intervir mais e de mais perto. 
Esta equipa: demorou muito tempo definir um tema para o seu filme e quando o fez foi de forma demasiado genérica ("Gestão sustentável dos recursos naturais"); não recorreu a mapas mentais para organizar as informações recolhidas no âmbito do tema; teve dificuldades em construir uma mapa mental com as suas ideias para o filme, recorreu para o efeito ao Bubbl'us; não recorreu a nenhum programa para criar o seu guião; o guião criado está incompleto, é muito pobre,  revela falta de criatividade, o próprio conteúdo teórico não vem de encontro ao pretendido; apesar de terem feito alguns desenhos das cenas, terem fotos dos mesmos e revelado ideias interessantes para as utilizar no contexto do seu guião, estes ainda não foram partilhados no blogue ou com os colegas da turma; tem havido constantemente necessidade de chamar a sua atenção para atualizar o seu blogue e cumprir com as tarefas;  foi a única equipa que, na passada quinta-feira, não estava em condições de apresentar o trabalho concretizado na fase "mapear"; as gravações das reflexões estão em dia, mas nem sempre estão de acordo com os prazos estabelecidos; exploraram alguns widgets mas muito superficialmente, colocaram um chat que na prática não tem sido dinamizado coerentemente. (ver blogue http://itec-rumo-ao-desconhecido.blogspot.pt/)


Equipa 2 - É uma equipa que tem revelado imensa dedicação, autonomia e criatividade, embora nem todos os seus elementos se empenhem de igual modo, mesmo que haja uma boa liderança. Tem evidenciado um elevado espírito crítico e capacidade para "repensar" as suas ideias adequando-as às novas situações e / ou às sugestões e críticas formuladas. Cumpre quase escrupulosamente as tarefas propostas, embora pontualmente evidencie algumas dificuldades, mas que procura contornar recorrendo de pronto à colaboração da professora, dos colegas da turma ou de outros. O seu bom desempenho está patente no dinamismo dos respetivos blogue e mural, na qualidade das suas entradas / reflexões e dos materiais que tem vindo a produzir. Também se tem destacado a sua participação no iTEC students Collaborate.
Esta equipa: analisou e discutiu ativamente o tema do seu filme tendo em vista o público alvo e sua exequibilidade, o que foi um aspeto muito produtivo no desenvolvimento das aprendizagens;  elaborou mapas mentais tanto para organizar as informações recolhidas sobre o tema, como para organizar as ideias para o filme, recorrendo ao Bubbl's; redigiu o seu guião sem recurso a nenhum programa específico, recorrendo ao word e a desenhos em papel cujas digitalizações partilharam no blogue; já testaram programas de animação; as ideias para o filme revelam criatividade; as suas gravações de reflexões estão em conformidade com o previsto; a equipa contactou com widgets partilhados pelas outras equipas e pela professora, mas não criou ou utilizou, diretamente, no seu blogue nenhum. (ver blogue http://bloggerangels99.blogspot.pt/)


Equipa 3 - É a equipa que se tem vindo a destacar pelo seu excelente trabalho ao longo de todas as etapas, até agora, situação bem patente nos respetivos blogues e mural. Apesar de dois dos seus cinco elementos serem muito menos ativos e exigirem uma pressão constante da líder e dos restantes elementos, todos, de algum modo, se têm envolvido e cumprido as tarefas previstas, sempre escrupulosamente. Esta equipa tem explorado quase todos os programas e ferramentas que têm sido apresentados / partilhados e encontram outras por sua própria iniciativa, destacando-se neste campo a sua líder, que explorou ativamente widgets, tendo partilhado / criado alguns que publicou no respetivo blogue. Tem existido alguma dinâmica em termos colaborativos, no contexto da turma, mas não muito visível no iTEC students collaborate do Facebook.
Esta equipa: criou mapas mentais para organizar a informação sobre o tema, com recurso  ao Bubbl's,  e para organizar as ideias para o filme, com recurso ao freemind, tendo partilhado estes mapas tanto no seu blogue como no mural; o seu guião, que revela alguma criatividade, foi criado com recurso ao Celtx em articulação com desenhos em papel cuja digitalização foi partilhada no blogue; o seu guião prevê filmagens no exterior e uso de  uma maquete / modelo para simular o real, situação que já foi testada pela equipa; as suas gravações de reflexões estão em conformidade com o previsto; todos os documentos referentes à fase mapear foram apresentados à turma na passada quinta-feira e em função de algumas sugestões / críticas já foram formuladas algumas alterações desde então. (ver blogue http://itec-greenthinking.blogspot.pt/)

Depois de "mapear" segue-se a fase "fazer". Para orientar os alunos na transição de uma fase para a outra, e na concretização da fase "fazer", já lhes foi fornecida a checklist nº4.

Com tudo isto, apesar dos contratempos e situações menos bem conseguidas, o balanço é quanto a mim bastante positivo, de melhor ou pior maneira todas as equipas estão a cumprir as diversas etapas, havendo a previsão de que todas consigam apresentar algum produto no final... embora não possamos descorar a importância das fases intermédias, tão ou (provavelmente) importantes em termos de processo de ensino-aprendizagem. 


Até Breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário