segunda-feira, 27 de maio de 2013

Fase "Fazer" - balanço por equipas

A equipa nº1 (vermelho / laranja) continua a necessitar de constantes alertas para cumprir com as tarefas. Por este facto, tive de estar mais presente no desenvolvimento do seu projeto conduzindo mais de perto as "operações".
No geral, esta é uma equipa com capacidades acima da média, com competências no domínio das TIC e criatividade bastante satisfatórias, mas que tem vindo a evidenciar alguma falta de responsabilidade e de empenho perante a sua vida escolar, durante este ano letivo. Apesar de tudo, conseguiram produzir um guião bastante interessante e denotaram, tal como se previa, capacidades para ultrapassar adversidades, explorando as suas competências no domínio das TIC. Esta equipa só não conseguiu apresentar o seu trabalho a tempo e horas, porque, de facto, deixaram mesmo para a última a maior parte. De ressalvar que, para concluir o seu protótipo, resta "apenas" a produção final, que implica coordenar som e imagem, o que lhes vai exigir ainda alguma tempo e disponibilidade... estou ansiosa para ver o que vai daqui sair porque, de facto, a ideia é deveras interessante. Esta equipa está a utilizar vídeos criados no Google Earth e no Goanimate, e efetuou a gravação audio com recurso ao Audacity, para além de programas que lhes permitiram fazer "screen capture" (Fraps e Cam video recorder). O balanço do trabalho desenvolvido por esta equipa é satisfatório. 

A equipa nº2 (azul/roxo), apesar de um guião muito criativo, perdeu-se na exploração do “Pivot Stickfigure”, acabando por se dar conta, já perto da data de apresentação do protótipo à turma, que este não lhes permitia introduzir os cenários que pretendiam para o seu "plateau" de televisão, que queriam criar para o seu filme...
Na sequência de uma das sugestões da professora, os alunos agarraram a ideia do Goanimate e, em pouco tempo, um dos seus elementos passou a dominá-lo com mestria! Tanto que, no espaço de duas tardes conseguiu "criar" o filme, embora já para além do tempo da aula prevista para a sua apresentação à turma. De ressalvar, que sendo a versão do Goanimate gratuita, verificaram-se dificuldades em exportar o filme, só ultrapassadas graças a colaboração de elementos da equipa 1. Mesmo com alguns problemas a nível da banda sonora, criada com o Audacity, a equipa publicou na data prevista um protótipo. Também esta equipa recorreu ao Fraps para fazer "screen capture". O balanço do trabalho desenvolvido pela equipa é Bom.

A equipa nº3 (verde) mobilizou-se por inteiro, para conseguir cumprir com os prazos, tendo tido necessidade de recorrer à colaboração da Junta de Freguesia de Saboia para obter transporte, até aos locais onde previa realizar as filmagens. Conseguiram apresentar o seu protótipo à turma (dando início à fase "perguntar), na passada quinta-feira, tal como previsto, tendo-se constatado alguns problemas de som devido ao forte vento que se fazia sentir no dia das filmagens. Encontram-se neste momento a "perguntar" para "refazer" o seu protótipo de forma empreender as devidas melhorias. Esta equipa tem evidenciado uma excelente capacidade de trabalho e muito empenho, por parte de três dos seus cinco elementos. Os restantes dois elementos vão colaborando, graças à permanente pressão dos restantes. O filme foi produzido no Movie Maker.
O balanço do trabalho desenvolvido por esta equipa, até agora, é muito bom.

Agora todas as equipas se encontram na fase de “perguntar” / “refazer” consultando colaboradores e futuros utilizadores do produto final.

A apresentação final está agendada para o dia 4 de junho.


Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário