sábado, 17 de maio de 2014

(PT) Observando o coração de um mamífero e o modelo 3D virtual do Corinth Classroom. / (ENG) Observing the heart of a mammal and the virtual 3D model of Corinth Classroom.

PT
Na passada quinta-feira (15 de maio) as equipas foram desafiadas a desenvolver uma atividade experimental através da qual puderam conhecer melhor o coração de um mamífero.
Seguindo o protocolo proposto no seu manual de Ciências Naturais, cada equipa explorou exaustivamente um coração de porco... infelizmente nem todos os exemplares, conseguidos num talho local, se apresentavam intactos. Alguns apresentavam cortes que condicionaram a observação de alguns pormenores da morfologia do músculo cardíaco, nomeadamente as veias cavas e pulmonares. Foram estabelecidos contactos com o matadouro municipal, no sentido de se obterem órgãos em melhor estado, mas a resposta por parte dos seus responsáveis foi negativa... 
Apesar de tudo, graças ao empenho dos alunos e ao acompanhamento feito por parte da professora, a atividade decorreu de forma bastante satisfatória tendo-se concretizado todos os seus objetivos. Seguindo o protocolo os alunos identificaram as aurículas, os ventrículos, as artérias aorta e pulmonar, as válvulas auriculoventriculares e semilunares, compararam a espessura do miocárdio nos dois ventrículos,... entre outros aspetos. No decurso da exploração da morfologia do coração, os alunos foram estabelecendo a sequência da circulação do sangue no seu interior.
Para além da exploração do órgão real, os alunos tomaram contacto com o modelo 3D virtual disponível no Corinth Classroom e estabeleceram comparações entre ambos. Neste contexto também experimentaram a anatomia aumentada.
Os alunos mostraram-se bastante motivados e entusiasmados com a atividade, tendo todas as equipas tiveram um muito bom desempenho.
Ficam abaixo as fotos como testemunho do trabalho desenvolvido.

ENG
Last Thursday (May 15) teams were challenged to develop an experimental activity through which they could better know the heart of a mammal.
According to one protocol proposed in the manual of Natural Science, each team exhaustively explored a pig heart ... unfortunately not all specimens achieved in a local butcher, presented intact. Some had cuts that conditioned the observation of some details of the morphology of the heart muscle, including the vena cava and pulmonary. Contacts with the municipal slaughterhouse were established, in order to obtain organs in better shape, but the response from those responsible was negative ...
After all, thanks to the efforts of students and monitoring done by the teacher, the activity took place quite well if having achieved all their objectives.
Following the protocol students identified the atria, ventricles, the aorta and pulmonary arteries, atrioventricular and semilunar valves, compared the thickness of the myocardium in both ventricles, ... among other things. During the exploration of the morphology of the heart, students were establishing the sequence of blood circulation therein.
Apart from the exploration of the real organ, the students made ​​contact with the virtual 3D model available in Corinth Classroom B and established comparisons between them. In this context they also experienced the increased anatomy.
The students were quite motivated and enthusiastic about the activity, and all teams had a very good performance.
Are below the photos as a testimony of their work.

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